Por que o FN vai começar a cair
Chegar em casa depois de um dia de correria, se acomodar no seu sofá, abrir uma cerveja bem gelada e cumprir algumas missões ou só liberar aquela skin desejada é o que eu chamaria de “dia completo”.
E, para mim, era um jogo que distraía, principalmente jogando com os amigos ou com a minha filha, sem pretensão de aumentar meu K/D ou salvar o seu time de forma heroica. Você joga uma horinha, fazendo missões relativamente simples, ganha experiência, resgata uma dancinha nova e vai dormir.
Porém, as coisas estão mudando. E para pior.
Diferentemente de outros jogos de tiro, o Fortnite é muito mais casual, eu diria até que é mais aventura do que jogo de tiro. E não me levem a mal, isso não é ruim, é apenas a sua característica principal, com zilhões de missões, NPCs para conversar e toda a sua lore.
Então, onde está o problema?
No passe de temporada.
Nessa última temporada houve uma significativa mudança não só no preço de todos os itens como também no “fechamento” da maioria dos VBucks (a moeda utilizada dentro do jogo) dentro do próprio passe de temporada, obrigando os jogadores a comprar o passe atual com dinheiro de verdade (ou tendo que ganhar os VBucks “livres” da temporada e aguardar a próxima temporada para completar o valor do passe).

Reajuste em 2024
https://www.fortnite.com/news/upcoming-fortnite-pricing-alignment-in-brazil-chile-colombia-nigeria-vietnam-and-the-philippines-in-october-2024
O pior é que, mesmo acumulando duas temporadas para liberar um passe de batalha, você não conseguirá VBucks suficientes para manter os passes dessa forma, precisando sempre de duas temporadas para comprar o passe de uma.
E o que é ruim nisso?
Jogadores casuais deixarão de jogar. É totalmente compreensível que a empresa monetize com a venda de itens cosméticos para manter seu jogo sempre evoluindo (o que considero muito bem feito nesse caso), mas os passes de batalha estão cada vez mais complexos de se conseguir naturalmente no jogo. Ou você se torna um jogador hardcore, que passa o dia caçando formas de conseguir mais XP com as zilhões de tarefas para se cumprir ou simplesmente vai jogar um hack’n’slash para desligar o cérebro.
Uma alternativa a se tornar um jogador que passa horas jogando para conseguir VBucks é simplesmente comprar as VBucks. Mas eu comprei o passe de batalha uma única vez e nunca gastei nada além disso (e pretendo continuar assim, ou será que eu sou o alvo que a Epic quer eliminar?)
Eu jogo quase todos os dias, mas não tenho tempo de ficar farmando XP em jogos on-line (até por isso me afastei dos MMOs), por esse motivo acredito que pessoas casuais como eu não permanecem jogando casualmente o Fortnite e procurem algum outro meio de satisfazer a necessidade de dopamina diária.
Minha filha, que joga somente quando está na minha casa, já desistiu da conta dela, passando mais tempo em The Sims e Roblox.
Torçamos para que a Epic perceba que, mesmo com ações de marketing de milhões em parcerias populares, tudo pode desmoronar se a forma de manter as pessoas dentro do jogo for dificultada demais, ou por questão financeira ou pelo tempo que se leva para avançar, o que o Fortnite sempre fez bem desde 2017 (8 longos anos).
Barman Games (https://www.youtube.com/@barmanbarba)