Ataque hacker a criptomoedas, o que devo fazer?

As Exchange de criptomoedas (corretora de criptomoedas) vem sendo alvo de hackers desde a criação das criptomoedas e sempre estaremos em dúvida em relação até onde nosso dinheiro está protegido e até onde vai a responsabilidade das exchanges.

Recentemente tivemos mais uma corretora alvo de hackers, sendo desta vez a Exchange Bybit, que sofreu com um ataque hacker e teve 401.346 unidades da moeda digital ether (ETH), o equivalente a US$ 1,4 bilhão, transferidos para uma carteira digital desconhecida.

Na rede social X (Twitter), o CEO e cofundador da Bybit, Ben Zhou, admitiu o ataque em postagem na qual disse que vai continuar permitindo saques dos usuários.

“carteira fria multisig Bybit ETH acabou de fazer uma transferência para nossa carteira quente há cerca de 1 hora. Parece que esta transação específica foi mascarada, todos os signatários viram a interface do usuário mascarada que mostrava o endereço correto e o URL era de @seguro. No entanto, a mensagem de assinatura era para mudar a lógica do contrato inteligente da nossa carteira fria ETH. Como resultado, o Hacker assumiu o controle da carteira fria ETH específica que assinamos e transferiu todos os ETH da carteira fria para este endereço não identificado. Tenha certeza de que todas as outras carteiras frias são seguras. Todas as retiradas são NORMAIS.Manterei vocês informados à medida que mais desenvolvimentos ocorrerem. Se alguma equipe puder nos ajudar a rastrear o fundo roubado, agradecemos”

Fonte: x.com

O que podemos aprender com esta declaração do CEO?

Que as exchanges sérias possuem ativos como uma reserva de bitcoin (BTC) e outras moedas.

Sendo o tesouro da exchange capaz de cobrir todo o valor que foi roubado,garantindo assim o saque das criptomoedas de seus clientes.

E veremos cada vez mais o aumento da segurança nas exchanges dificultando a vida de hackers.

Assim como uma  Exchange pode se proteger, o cliente também pode, uma delas é  através de uma carteira fria, falaremos a respeito abaixo.

O que é uma carteira quente e fria?

As exchanges de criptoativos, costumam manter dois tipos de carteiras digitais, uma quente, com acesso à internet, e outra fria, que costuma ficar em um hardware específico

As carteiras quentes são mais acessíveis e rápidas,utilizadas  para os fluxos do dia a dia , deixadas para  operações de traders ativos.

Enquanto as carteiras frias são mais seguras e adequadas para armazenar criptomoedas a longo prazo,é onde ficam os fundos dos clientes.

Carteira quenteCarteira fria
TipoBaseada em softwareBaseada em hardware
ConexãoConectada à internetOffline
UsoTransações regularesArmazenamento de longo prazo
SegurançaMenos seguraMais segura

Como ter uma Carteira Fria de Bitcoin?

Para ter uma carteira fria de Bitcoin, você pode comprar uma Cold Wallet online ou adquirir um dispositivo físico

Comprar online 
Encontre uma corretora centralizada confiável
Consulte a seção de Mercados no Coinmarketcap.com
Escolha uma Cold Wallet que ofereça segurança, autenticação de dois fatores e criptografia
Verifique a reputação da empresa
Confirme se a carteira é compatível com as criptomoedas que você deseja armazenar
Dispositivo físico 
Compre o hardware
Instale o software
Transfira criptomoedas para a sua carteira

Considerações importantes

  • As carteiras frias são menos vulneráveis a ataques online 
  • As carteiras frias são menos convenientes para transações regulares 
  • Para usar suas criptomoedas armazenadas em uma carteira fria, você precisaria conectar sua carteira fria a um dispositivo online 
  • É uma boa prática deixar uma quantidade pequena de bitcoin em seu computador, celular ou servidor para uso diário 

Algumas Cold Wallets para criptomoedas: Ledger, Trezor , Tangem, SafePal

Sobre o Autor