Estamos presenciando um aumento no envolvimento de políticos para com as criptomoedas, seja em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos.
Como pôde ser observado durante a campanha das eleições para presidente dos estados unidos o candidato e atual presidente Donald Trump, já estava se comprometido em ser o defensor das criptos, e no dia 06/03/2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para criar uma reserva estratégica governamental de bitcoin e um estoque de outros ativos digitais.
O que é a Reserva Estratégica de Bitcoin?
Segundo a ordem executiva de Trump, os Estados Unidos basicamente consolidariam todos os bitcoins apreendidos por meio de confiscos criminais e civis e os manteriam como um ativo de reserva — semelhante à forma como ouro e petróleo são estocados.
Os proponentes da mudança dizem que a reserva atuaria como uma proteção contra a instabilidade financeira em um futuro hipotético em que as criptomoedas substituíssem o dinheiro regular emitido pelos bancos centrais. Segundo eles, um investimento em bitcoin poderia ajudar a pagar a dívida nacional.
Os proponentes da mudança dizem que a reserva atuaria como uma proteção contra a instabilidade financeira em um futuro hipotético em que as criptomoedas substituíssem o dinheiro regular emitido pelos bancos centrais. Segundo eles, um investimento em bitcoin poderia ajudar a pagar a dívida nacional.
Como a reserva funcionaria?
A ordem dos EUA diz que a reserva seria construída usando apenas o bitcoin apreendido pela polícia. A estimativa é de que haja US$ 17 bilhões em bitcoins sobrando de vários processos legais ao longo dos anos – normalmente, o Tesouro vende esses ativos para compensar as vítimas e reforçar a polícia.
As autoridades enfatizaram que nenhum dinheiro dos contribuintes será usado para adquirir mais bitcoins. No entanto, a ordem autoriza os departamentos do Tesouro e do Comércio a desenvolver estratégias “neutras em termos de orçamento” para comprar mais bitcoins. “Só podemos comprar mais se isso não aumentar o déficit ou a dívida, ou custar caro aos contribuintes”, disse o czar das criptomoedas, David Sacks, antes da cúpula de criptomoedas da Casa Branca na sexta-feira.
Você já ouviu falar da World Liberty Financial (Liberdade Financeira Mundial) ?
De acordo com o Wikipedia a World Liberty Financial é um protocolo financeiro descentralizado fundado em 2024; o título da empresa de Donald Trump, chefe defensor das criptomoeda”, e seu filho Barron Trump como um visionário DeFi (finanças descentralizadas) ” do projeto , e Eric Trump e Donald Trump Jr. têm cada um o título de “embaixador Web3”
O filho de Steve Witkoff , Zach Witkoff, é um dos cofundadores da empresa
Ela foi comercializada como um portal para comerciantes investirem em criptomoedas e usarem esses ativos de criptomoeda para empréstimos e financiamentos
O comprador mais proeminente de tokens da World Liberty Financial é o empresário chines Justin Sun, que supostamente gastou pelo menos US$75 milhões em tokens.
Sun também é um consultor da World Liberty Financial. Em fevereiro de 2025, logo após Trump assumir o cargo de presidente pela segunda vez, a Securities and Exchange Commission teria recuado em uma investigação que estava conduzindo sobre as empresas de Sun. A relação financeira entre Trump e Sun levantou potenciais conflitos de interesse.
fonte: wikipedia
Segundo minhas fontes “google” como podemos observar, muita coisa esta acontecendo, assim como o ouro e uma reserva no tesouro nacional de um país, os ativos digitais estão seguindo este caminho.