“Tudo bem eu confesso, eu sei que sou ruim, mas jogando Tony Hawk’s, eu já cheguei no fim.”
Esse trecho da música Prego, lançada pela banda Cueio Limão em 2002, expressa bem o sentimento da maioria dos jovens daquela época que gostavam da cultura de rua.
O fato de você mandar bem no Tony Hawk’s Pro Skater era tão bom para sua reputação quanto andar de skate na vida real.

A franquia de games produzida pela Neversoft trouxe uma mecânica de jogo inovadora que permitia ao jogador escolher entre skatistas famosos daquela época para fazer manobras em pistas cheias de obstáculos e desafios estimulantes.
Ao contrário dos jogos do gênero lançados anteriormente, o THPS não tinha muito compromisso com a realidade, mas sim com a diversão. Por exemplo, o jogador podia mandar manobras da altura de um prédio de 2 andares, ou plantar bananeira segurando no corrimão da rampa durante 10 minutos para acumular o máximo de pontos que conseguisse, afim de passar alguma missão.
Tudo isso, por si só, já era suficiente para que o jogo caísse nas graças dos skatistas e gamers, mas teve um fator, o famoso molho, que fez THPS se destacar ainda mais no cenário dos games e marcar de vez sua relevância na cultura pop mundial: A sua trilha sonora.
No primeiro jogo da série, de 1999, a trilha foi escolhida baseada totalmente no gosto musical do próprio Tony Hawk, sendo que todas as músicas faziam parte do eixo punk/rock/metal, trazendo nomes de peso, como Suicidal Tendencies e Dead Kennedys.
Toninho Falcão ainda continuaria contribuindo para a curadoria das músicas presentes nos próximos jogos da série, mas a partir do segundo game, a selecão de músucas começou a ficar mais eclética, abrindo espaço para o Hip Hop, com grupos como Naughty by Nature e os gigantes do Public Enemy.
Essa tendência de rock e hip hop se tornou marca registrada do Tony Hawk’s e ajudou a definir o gosto musical de muitos jovens dos anos 2000. Entre nomes que já marcaram presença na trilha jogo estão Motorhead, Red Hot Chilli Peppers, ACDC, NWA, De La Soul e Goldfinger, com seu ska contagiante de Superman, lembrado até hoje por causa do game.
Depois dos 4 jogos originais da série Pro Skater, a franquia Tony Hawk’s teve alguns altos e muitos baixos, fazendo a saga se desgastar e se tornar pouco atrativa para novos jogadores e pouco relevante em termos de rentabilidade.
Isso começou a mudar em 2020, quando foi lançado o Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, uma espécie de remake dos dois primeiros jogos da série para consoles da nova geração, mantendo o estilo de jogabilidade dos games homenageados, mas com pistas inéditas e bastante features novos.
Aqui, novamente, o fator trilha sonora chamou atenção para o jogo. Com algumas músicas originais mantidas e muitas tracks novas inclusas no game, foi uma música brasileira que fez mais barulho na comunidade: Confisco, do Charlie Brown Jr., adicionada ao jogo depois depois de um abaixo assinado feito por fãs da banda e do game, para homenagear Chorão, vocalista do CBJr, morto em 2013.
Agora, em 2025, foi feito o anúncio do Tony Hawk’s Pro Skater 3+4, revivendo os dois últimos títulos da série clássica. E, como não poderia deixar de ser, a expectativa em torno da trilha sonora está gigentesca.
As primeiras 20 músicas que farão parte do novo game foram reveladas através do perfil do Tony no Instagram e, como destaque, traz nomes clássicos do rock/metal, como Alice In Chains e Motorhëad, figurões da cena atual do hip hop, como Kendrick Lamar e Run The Jewels, revelações do mesmo gênero, como Denzel Curry e, um dos maiores nomes do Hardcore atualmente, os americanos do Turnstile.
Pra quem achou pouco, o próprio Tony Hawk disse que esse é o primeiro de três rounds da lista de músicas que estarão no jogo. Portanto, se as outras duas partes mantiverem o mesmo padrão de curadoria, mesclando nomes consagrados, com potências da nova geração e bandas underground, tudo leva a crer que a trilha do Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 tem tudo pra ser uma das melhores de toda a saga.
Agora é esperar pra ver. Ou melhor, ouvir.
Ouça as faixas liberadas até agora no player abaixo:
Atualização: 28/03/2025
Ontem, dia 27 de Março, foi liberada a segunda parte da trilha sonora do game e, conforme especulado anteriormente nesse artigo, reafirmo aqui que essa tem potencial para ser uma das melhores soudracks de toda a saga Tony Hawk’s.
A lista é encabeçada pela sensação atual do famigerado Indie Rock, Fontaines D.C e, além disso, traz novos nomes como Seven Hours After Violet, além de Iron Maiden, Run D.M.C e De La Soul, puxando a fileira dos consagrados.
Depois do sucesso que o Charlie Brown Jr. fez na trilha do THPS 1+2, os fãs brasileiros foram representados novamente, dessa vez com a adição de “Vai vendo”, um dos maiores hits do Marcelo D2 na seleção de músicas do 3+4.
Desse modo, a trilha vai ganhando corpo e aumentando o hype em cima do jogo.
A terceira e derradeira parte da trilha sonora de Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 sai em abril e, enfim, teremos a confirmação se ela entrará para o hall das mais memoráveis da série. Tudo indica que sim.

Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 tem lançamento previsto para 11 de Julho de 2025 para PlayStation 5, Playstation 4, PC, XBOX ONE, SERIES S e X e Nintendo Switch.