Dunk Dunk [Review]

Não é de hoje que jogos de esporte às vezes tentam fazer uma abordagem diferente , usando apenas a ação do esporte para se criar uma nova “modalidade”.

No passado já tivemos um futebol onde o objetivo era dominar a bola para chutar e acertar botões , e até recentemente um tênis como contexto para resolver puzzle.

É nessa linha Dunk Dunk se propõe , a Gameplay se baseia na perspectiva 2D com cenários … quadras? …  no estilo dos Platform Fighting como Brawlhalla e Multiversus , mas sem a pancadaria , o objetivo é capturar a bola e levá-la até a cesta adversária e …  (DUNKAR!!!) acertar a cesta, que aqui é uma especie de portal.

Com a disposição dos times sendo 2×2 ou 1×1 , os controles são , mover  , pular, esquivar , bloquear e  Arremessar, esse último podendo ser usado como passe também, ou seja , o jogo se esforça para nao criar complexidades nos controles. Ao mover com o personagem os braços dele vai para a direção que você posiciona o controle , fazendo isso ser também uma espécie de drible enquanto no chão , e um tipo de manobra no ar, mas também é a mecânica principal do jogo utilizando para encaixar a DUNK.
Para evitar que fique muito frenético e bagunçado, o jogo coloca uma outra mecânica de ficar em câmera lenta quando a bola se aproxima da cesta , te dando tempo para direcionar os braços para acertar a enterrada, mas também facilitando para quem está tentando bloquear.

Como se não bastasse, o jogo disponibiliza modos bem criativos , como um modo tour , sendo meio que um modo história e o modo Mutações malucas onde a regra do jogo (e às vezes a física) muda no decorrer da partida. Mesmo com tudo isso o jogo também tem o modo torneio clássico no formato chaveamento , é um modo desafio que consiste em ser quase o modo Mutações , mas sem o adversário. 

Visualmente, Dunk Dunk aposta em um estilo estilizado e exagerado que casa perfeitamente com a proposta descontraída. Cores vibrantes, personagens expressivos e animações cômicas reforçam o tom irreverente, criando uma identidade visual marcante. A trilha sonora, energética e ritmada, complementa o clima animado das partidas.

O jogo está sendo distribuído pela Playtonic Games , e além de toda experiência que a publisher pode oferecer,  o jogo tem um “apoio dos irmãos” possibilitando selecionar personagens dos outros jogos como: Yooka-Laylee, Demon Turf e Lil Gator Game. Mas também tem personagens de outras publishers como Overcooked (Team17), Lil’ Guardsman (Versus Evil, TinyBuild) e o recente O Escudeiro Valente / The Plucky Squire (Devolver Digital).

Ainda assim, grande mérito do jogo está em sua capacidade de condensar a essência do basquete, o impacto, o movimento, o espetáculo…  em um formato acessível, rápido e envolvente. É uma celebração do lado mais leve e lúdico do esporte, sem abrir mão de desafios ou personalidade.

Dunk Dunk não busca competir com os gigantes do gênero. Ele quer, e consegue, oferecer uma experiência divertida para todos os públicos. Um jogo que entende que, às vezes, o melhor do esporte está justamente em deixá-lo mais simples.

10/10 🎮

Gameplay


Sobre o Autor