Enshrouded – “Envolto”, na tradução literal – é um jogo de sobrevivência em mundo aberto single/multiplayer lançado como acesso antecipado em Janeiro de 2024 mas que ainda está em desenvolvimento pela Keen Games.
E, quando falamos em sobrevivência podemos afirmar que o foco é a coleta de recursos e construção de estruturas para evolução dos equipamentos e do próprio personagem para avançar em partes específicas da estória.
O jogo não é tão intrusivo na questão da sobrevivência, onde é preciso focar em conseguir água e comida o tempo todo, mas se alimentar e descansar lhe trarão sempre benefícios, como uma barra de vida bem maior e a recuperação de vida mais rápida.
O nome do jogo é literal: você acorda em uma terra que foi devastada e muitas áreas estão “envoltas” por uma névoa que dizima qualquer forma de vida na região, nos forçando a correr pelos caminhos afetados, evitando a morte certa.
Até onde joguei, encontrei dois tipos de névoa: a mais comum que nosso personagem resiste por alguns minutos e outra mortal, que nos mata quase que instantaneamente. Isso no início, já que a evolução da nossa base e libertação de novos NPC’s nos ajuda a produzir equipamentos melhores para resistir mais tempo à névoa.
Quanto aos NPC’s, achei simples demais a forma de recrutá-los: Normalmente há uma missão que define o local onde o NPC está e basta ir até o local e invocá-lo que ele aparecerá na sua base como um item no seu inventário. E atribua uma cama para ele, senão ele vai ficar te atormentando sobre isso. Bem simples e meio sem graça, principalmente se compararmos como Age of Conan, onde você tinha que utilizar um porrete específico para atordoar o NPC sem matá-lo, ver qual era a especialidade dele e usar uma corda para arrastá-lo de volta para a sua base, trazendo uma dificuldade a mais, já que você ainda poderia ser atacado por outras criaturas, além da liberdade de poder “sequestrar” quase qualquer NPC.
Duas mecânicas que são bem divertidas são o gancho e o planador, e é possível construí-los com certa facilidade logo no início, bastando alguns recursos que você consegue somente seguindo a primeira missão.
O gancho lhe permite se prender em alças específicas no meio do mapa e dá bastante impulso para escalar uma estrutura ou começar a planar em seguida.
O planador é bem parecido com The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, onde a sua estamina determina o quão longe você pode voar. Nada revolucionário.
Mais uma vez, até onde joguei, esses itens não tem muita evolução durante o restante do jogo, o que os torna pouco úteis. Uma alternativa seria fazer do gancho também uma arma, com ataques de trazer o inimigo para perto para uma sequência de ataques e o planador também com outras funções paralelas.
O combate do jogo é fluido, com trava de mira nos inimigos, rolagem de esquiva, defesa com parry e ataques a curta e longa distância.
A evolução me pareceu amarrada às missões, ou seja, mesmo tentando farmar para evoluir o personagem, os ganhos de nível são mais vinculados às missões que você faz. Pode ser uma escolha para evitar quebrar o jogo logo no início, deixando a experiência mais consistente.
A parte de construção é bastante complexa como todos esses jogos em que é possível modificar o terreno: terrível… mas é de certa forma agradável. As estruturas tem seu apelo medieval e exigem que se use o alinhamento automático, já os itens como janelas pedem que se faça o alinhamento manual, ou elas poderão ficar flutuando. Mas mexer no terreno é simplesmente impossível deixar como se imagina, como em todo jogo com essa mecânica.
Devo confessar, a história me deixou um pouco intrigado no início, me fazendo pensar o que poderia estar causando o surgimento da névoa e como isso poderia ser solucionado, o que certamente me fará jogar por mais tempo.
Infelizmente não consegui jogar multiplayer, então essa é a minha perspectiva do jogo no modo single player offline, mas esses jogos multiplayer online são bastante complicados de se jogar com quem você não conhece, então resolvi passar.
No geral, é um jogo bem competente e com uma estória intrigante que, assim como potencial, tem bastante espaço para evoluir. Precisa de um diferencial para chamar mais atenção na ampla gama de jogos de sobrevivência atuais, mesmo sendo um bom jogo.